segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sopas e Tascas 2009




Nos passados dias 19, 20 e 21 de Junho, decorreu nas antigas instalações da Macieira, a 1ª edição das Sopas e Tascas, uma organização da APM, com a colaboração de colectividades e associações da freguesia. E foi com imenso agrado que se verificou, que mesmo as previsões mais optimistas, foram superadas, tendo sido por todos considerada um sucesso. Depois de diversas reuniões preparatórias, com a presença de todos os participantes, foi no dia 16, que já no local do evento e com as "tasquinhas" montadas, se começou a ter a noção do espaço existente e se procedeu à montagem das mesas. Os comentários eram os mais diversos, desde "...tantas mesas para quê? Para ficar tudo ás moscas!", até "...é pena não podermos pôr mais mesas!" e na verdade, ao longo dos três dias, momentos houve em que mais mesas houvesse, mais pessoas estariam sentadas!


Este evento teve a participação de 8 tasquinhas, cada uma apresentando a sua sopa e os mais variados petiscos, desde as saladas de polvo, orelha, búzios, pézinhos de coentrada, carne frita, salgados, ameijoa, mexilhão, etc, e um sem fim de doces. sem qualquer espécie de ordem e seguindo o disposto no cartaz, apresentamos as tasquinhas:


A.D.A.F.O. da Folgarosa, com a Sopa do Lavrador


A.D.R. da Loubagueira, com a Sopa da Avó


A.H.F.M. do Maxial, com a Sopa Au Pistou


A.M.L.E. da Ereira, com a Sopa da Pedra


S.F.E. da Ermegeira, com a Sopa de Peixe


L.C.D.C.P. do Maxial, com a Sopa de Marisco


S.C.S. de Vila seca, com a Sopa da Pedra


S.F.I.A. da Aldeia Grande, com a Sopa de Cação


O evento, contou também com um espaço de animação, com o conjunto Fernando Barão, na noite de sexta-feira, a banda da Sociedade Filarmónica da Ermegeira e os finalistas do concurso Novos Talentos do concelho de Torres Vedras, sábado à noite e por fim no domingo, durante a tarde a actuação do acordeonista Rodrigo Maurício, seguido da banda da Sociedade Filarmónica Incrível AldeiaGrandense. Durante a tarde de sábado, um grupo de espontâneos, com as suas concertinas, bombo, castanholas e voz, animaram o espaço das tasquinhas. ainda durante a tarde de sábado, realizou-se um concurso de tiro ao alvo e no domingo de manhã, uma caminhada.


Espaço de convívio entre os diversos lugares da freguesia, onde a animação não faltou, a acompanhar as sopas, os petiscos e o bom vinho e cerveja.


Durante a tarde de domingo, um juri composto por 5 elementos, exteriores à freguesia, teve a difícil tarefa de escolher a melhor sopa. Posso dizer por experiência já que as provei todas, que deve ter sido mesmo uma tarefa difícil tal a qualidade apresentada, mas como uma tinha que sair vencedora, a escolhida foi a Sopa da Pedra da A.M.L.E. da Ereira, que na próxima edição das Sopas e Tascas, ostentará o símbolo de vencedora da edição de 2009.


Fala-se atrás em "próxima edição", pois dado o sucesso desta primeira edição, pensamos que todos estarão de acordo em que a próxima se realize, esperando que esta seja uma organização a perpetuar por muitos anos, podendo tornar-se num factor de divulgação da nossa freguesia no exterior, um dos objectivos a que a APM se propôe.


Para terminar um agradecimento da APM aos seus elementos que ajudaram a erguer este evento, a todos aqueles, que por trás dos "balcões" das tasquinhas e antes no fogão, trabalharam para que tudo corresse da melhor forma, para aqueles que nos ajudaram a animar o espaço, com a sua música e vozes e talvez o maior agradecimento, para aqueles a quem tudo isto foi destinado e sem os quais, com a sua presença em massa, não teríamos alcançado o sucesso que conseguimos; o público.


Um muito obrigado a todos e até para o ano!




P.S. - já está no blog, o link para as fotografias.

Sem comentários:

Enviar um comentário